Líder comunitário que se revela amigo de Veneziano diz que vai “invadir” e “ocupar” terras quando Lula voltar à Presidência

Publicado em 5 de agosto de 2022

A presença de Lula em Campina Grande continua tendo desdobramentos, mas não necessariamente positivos e tampouco em favor do crescimento das candidaturas de Veneziano e Ricardo Coutinho, aos quais garantiu apoio no discurso histórico que proferiu para as mais de vinte mil pessoas que atentamente o escutaram no chuvoso Parque do Povo na noite deste último 03 de agosto de 2022.

Um grupo de pessoas que compareceu ao ato de pré-campanha do ex-presidente Lula (PT), capitaneado pelo atiçado líder comunitário da Zona Leste da cidade Ricardo Santos, notório cabo eleitoral de Veneziano desde quando este governava a prefeitura de Campina Grande, prometeu pelas redes sociais “invadir” e “ocupar” terras em eventual novo governo petista na Presidência da República.

Em um vídeo que circulou devidamente autenticado por pessoas que compareceram ao evento no Parque do Povo, o homem (Ricardo Santos) afirma: “vocês que tem um ‘bocado’ de terreno que não está produzindo, meu povo está chegando, pra nós invadir e dar ao povo”.

Nas imagens também aparecem três mulheres com bonés do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que respondem: “vou ocupar, vou ocupar, vou ocupar”. Elas vestiam roupas vermelhas e faziam um “L” em apoio ao ex-presidente Lula. Os nomes das pessoas não foram identificados, mas foi confirmado que as mulheres integram o movimento.

Em uma publicação no Twitter, ao responder ao vereador da Bahia, Alexandre Aleluia, que compartilhou o vídeo, o Presidente Jair Bolsonaro se manifestou ironizando as imagens: “A esquerda deixa isso bem claro aonde quer que tenha a oportunidade!”.

OUTRO LADO 

Em entrevista após a repercussão das imagens a representante do MST na Paraíba, Diley Aparecida, informou que está “averiguando” os fatos, mas adiantou que o movimento não “invade”, e sim “ocupa” terras improdutivas.

O MST deve se pronunciar por meio de nota sobre o assunto.

A representante, entretanto, negou que conhece o homem (Ricardo Santos) que aparece nas imagens e disse que ele não “representa” a organização do movimento.

Ricardo Santos é bastante conhecido em Campina Grande, principalmente na Zona Leste (bairros de José Pinheiro, Santo Antonio e Glória), onde costumeiramente faz distribuição de alimentos, doados por produtores rurais, a comunidades carentes, além de comandar um sopão semanal que atende a centenas de famílias menos favorecidas das localidades citadas.

Bastante conhecido de radialistas de Campina Grande e de João Pessoa, por conta das suas incursões quase diárias nos programas noticiosos da manhã e do meio dia, onde rasga elogios a profissionais do microfone aproveitando para “vender o seu peixe” (o suposto trabalho assistencial em prol das camadas desfavorecidas), Santos não esconde a amizade que revela ter com vários políticos, dentre eles o atual pré-candidato a governador pelo MDB.

Fonte: Da Redação