Judiciário promove formação em Brigadas de Incêndio em Campina Grande

Publicado em 10 de fevereiro de 2026

Magistrados, servidores e equipes de apoio operacional do Fórum Affonso Campos da Comarca de Campina Grande participaram, nos dias 6 e 7/02, de uma formação voltada à implementação de Brigadas de Incêndio. A iniciativa integra as ações de prevenção e segurança institucional desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A finalidade foi de preparar os participantes para atuar de forma preventiva e eficiente em situações de emergência, reforçando a cultura de segurança nos ambientes do Poder Judiciário estadual.

Segundo explicou o diretor do Fórum de Campina Grande, juiz Ely Jorge, foi uma oportunidade concedida pelo TJPB, no intuito de capacitar pessoas, para, em uma eventual necessidade, saberem lidar com questões relevantes, em termos de segurança, fornecendo atendimento imediato, com aplicação das técnicas necessárias, em casos de princípios de incêndios, que possam ser combatidos no local.

“A diretoria do fórum e todos os juízes e servidores da comarca, agradecem a iniciativa do desembargador Fred Coutinho e toda a equipe de segurança do TJPB, por dedicar tempo e conhecimento em um esforço que qualifica ainda mais os nossos servidores e os prestadores de serviços que aqui atuam. Registramos nossos agradecimentos também aos participantes desse treinamento por colaborarem com a administração”, salientou o magistrado.

A formação foi ministrada pela tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Elizete Araújo da Silva, chefe do Setor de Prevenção e Combate a Incêndios do TJPB e coordenadora das Brigadas de Incêndio, e pelo sargento Lenildo Magno de Souza Lima Junior, também integrante do Corpo de Bombeiros e lotado no Tribunal.

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre princípios regulamentares para formação de brigadas, prevenção e combate a incêndio, além de atendimento pré-hospitalar e noções de primeiros socorros. A programação incluiu ainda avaliação com estudo de caso e simulado prático, possibilitando a aplicação dos conhecimentos em situações próximas à realidade.

Foram ofertadas 20 vagas, com a participação, também, de profissionais da segurança, a exemplo de vigilantes e militares, além de trabalhadores de serviços gerais e eletricistas.

Fonte: Secom-TJPB