Indústria: A mola propulsora do desenvolvimento econômico e social do Brasil

Publicado em 27 de maio de 2024

Na Paraíba, o setor emprega mais de 133 mil trabalhadores e tem apresentado crescimento superior a média nacional

A indústria desempenha um papel vital no desenvolvimento econômico e social do Brasil, além de produzir e transformar bens, tem um impacto direto na geração de empregos e na arrecadação de tributos.

Segundo levantamento realizado pelo Observatório da Indústria/FIEPB, na Paraíba existem 10.572 Indústrias que empregam 133.604 trabalhadores. Nos últimos quatro anos, a indústria paraibana apresentou um percentual de crescimento no número de indústrias de 12%.

Em 2023, o setor industrial paraibano exportou US$ 161 milhões, e é o segmento que tem a maior influência nas exportações do estado, alcançando 83,5%. E o setor de produtos manufaturados representa 50,3% do universo total das vendas para países estrangeiros.

“A Paraíba possui uma vocação industrial promissora, temos uma indústria diversificada, e com grande potencial de produção. E a nossa meta, é torná-la ainda mais competitiva, através da modernização dos nossos Distritos Industriais, algo que será realizado em conjunto com o governo do estado, através da CINEP, e da classe empresarial. E neste 25 de maio, quando celebramos o Dia da Indústria, comemoramos o destaque do nosso setor, que rompe as divisas da Paraíba, abastecendo o Brasil e diversos países com produtos de qualidade”, disse o presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto.

O segmento industrial responde por cerca 15% do PIB paraibano, algo equivalente a R$ 10,1 bilhões, são empresas que estão distribuídas em praticamente todas as regiões do estado, do litoral ao sertão.

De acordo com o IBGE, a indústria da PB foi a que apresentou o maior percentual de crescimento (17,2%), destacando-se com variação maior que a média do Nordeste (-4,4%) e do Brasil (-5,1), em 2021.

Fonte: Assessoria