Filho de Maria Barbosa que dirigiu por 30 anos empresas de Sarney no Maranhão é o novo Chefe de Gabinete da FIEPB
Publicado em 28 de maio de 2024A chamada “Nova FIEPB”, sob a gestão do jovem empresário de pedras Cassiano Pereira, resolveu botar sangue novo na sua Assessoria de Imprensa, que era conduzida por Katarina Leite, e trouxe de volta para Campina Grande o advogado e jornalista Rômulo Barbosa, um dos filhos da imensa prole do casal Manoel e Maria Barbosa, e que por mais de trinta anos em São Luiz, capital do Maranhão, foi influente dirigente no Sistema de Comunicações do ex-Presidente José Sarney.
Rômulo Barbosa é jornalista (Master em Jornalismo Digital), foi diretor geral de mídias eletrônicas do Grupo Mirante de Comunicação e é advogado, pós-graduado em Direito Constitucional. Na FIEPB assumiu a Chefia de Gabinete da presidência, a quem agora a Assessoria de Imprensa passa a ser vinculada.
Afastado das empresas de Sarney há sete anos, mas gozando da amizade pessoal com o ex-Presidente, Rômulo assumiu vários cargos de relevo em Brasília e o último deles, do qual foi demitido no último dia primeiro de março deste ano pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi o de diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações.
Para que o ato fosse publicado no Diário Oficial da União se foram mais de dois meses e para substituí-lo foi nomeado Jordan Silva de Paiva, assessor da Superintendência de Fiscalização da Anatel.
Romulo caiu em desgraça ao comprar uma briga com a Telebras, quando tentou repassar um contrato de serviços de conectividade por satélite da estatal para a empresa Starlink, do empresário Elon Musk. A empresa faria a conexão com seus satélites de baixa órbita com velocidades superiores aos oferecidos no mercado para o programa GESAC – Governo Eletrônico, Serviço de Atendimento ao Cidadão, que conecta por satélite em torno de 14 mil escolas públicas.
Rômulo segurou a renovação do contrato com a Telebras, porque estava direcionando a competição para a Starlink, ao indicar um padrão de velocidade de conexão que somente a empresa de Elon Musk poderia oferecer. Não havia espaço para outros concorrentes apresentarem em paralelo uma proposta que fosse mais modesta em preço e conectividade.
SAÍDA DO GRUPO MIRANTE
A saída de Rômulo Barbosa das empresas de Sarney se deu no dia 02.10.2017 e o desenlace foi feito em comunicado oficial pelo presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney.
Na condição de Diretor-Geral de Mídias Eletrônicas, o filho de Maria Barbosa deixava para trás 30 anos de total dedicação às empresas do grupo.
– “Rômulo nos conquistou com seu empenho, seu carisma e sua capacidade de liderança e empreendedorismo. E construiu uma brilhante carreira”, dizia o comunicado.
E disse mais: “Rômulo marcou a história da Mirante e as nossas vidas, com o seu legado de trabalho e paixão pelo jornalismo, cujo exemplo deve ser seguido pelos que ficam. Será sempre referência e motivo de orgulho para todos nós. Como se pode ver, não há como dissociar a história de Rômulo da história da Mirante, e vice versa – o que muito nos honra”, destacava Fernando Sarney.
O filho de Sarney concluiu o comunicado ressaltando ter tido a honra de “nestes 16 anos de empresa de aprender muito com esse paraibano que será sempre exemplo para todos nós. Os seus ensinamentos e inquietações serão fundamentais para que possamos continuar tocando o barco. O nosso muito obrigado pela confiança e amizade!!!”.
MERCADO APREENSIVO
Apesar de ter um currículo extraordinário, a Direção da FIEPB não fez nenhuma divulgação sobre a chegada de Barbosa aos quadros da instituição, gerando de certa forma um clima de apreensão na mídia estadual, que desde fevereiro passado não conta mais com as verbas publicitárias do Sistema FIEPB (FIEP, SESI, SENAI e IEL) e aguarda as novas diretrizes, bem como o nome da agencia que será contratada para gerir a publicidade.
Do que se sabe até aqui é que no novo organograma da FIEPB a Assessoria de Imprensa passa a ser vinculada à Chefia de Gabinete da presidência, cargo de Rômulo, onde também já assumiu o novo Assessor Especial da presidência, o multimidia Gustavo Ribeiro, ex-diretor da rádio POP Cariri FM.
Fonte: Da Redação