Ex-candidato ao Senado entra na luta da Coteminas para evitar fechamento das fábricas em Campina e em João Pessoa
Publicado em 15 de março de 2023O ex-candidato ao Senado da República pelo PDT da Paraíba, André Ribeiro, passou hoje a integrar a pequena fileira de filhos de Campina Grande preocupados com a gravidade da crise na Coteminas, indústria têxtil localizada no Distrito Industrial da cidade e que já demitiu este mês pelo menos 400 operários.
– “Os empregos da COTEMINAS estão ameaçados em João Pessoa e Campina Grande. É preciso fazer algo para reverter esse quadro em que funcionários estão ficando em casa, sob o risco da demissão”, avisou ele em entrevista à Correio FM.
Analisa André que o debate em torno desse tema está equivocado, ao seu ver. “O problema não está na isenção do ICMS (99% de isenção), nem nos impostos municipais, já renunciados no limite legal. O problema está na mesma razão que matou a indústria nacional. A COTEMINAS trabalha hoje com 50% de sua capacidade operacional. Seus maiores clientes estão em dificuldade, diante da queda no consumo e também das recuperações judiciais de grandes compradores, dificultando seu capital de giro”.
Ele argumentou que “em meio a isso, as indústrias, não só a Coteminas, não conseguem recursos com juros baixos e os bancos não emprestam em boas condições. Pudera: temos os juros mais altos do planeta. E como o consumo representa 60% de qualquer crescimento do PIB, impossível crescer nesse ambiente”, explicou.
Na visão de André Ribeiro, “o problema não é na Paraíba, nem nas cidades. O problema está em Brasília e mais precisamente no Banco Central”, avisa.
Por último, o ex-candidato pedetista fez um apelo aos prefeitos de João Pessoa e de Campina Grande e ao governador do Estado: “Sr. prefeito Cícero, Sr. prefeito Bruno, Sr. governador João, tudo que puderem façam, mas se a classe política não se unir para pressionar pelo que realmente está impedindo o País de crescer, não serão só esses pais de família que ficarão desempregados. Ação!”.
Fonte: Da Redação