Esporte, turismo e tradição enfeitaram as ruas de Campina Grande na 41ª edição da Corrida da Fogueira

Publicado em 17 de junho de 2024

Mais de 600 atletas participaram na manhã deste domingo, 16, da 41ª edição da Corrida da Fogueira, evento promovido pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), da Prefeitura de Campina Grande, em parceria com a empresa Arte Produções. A corrida é tradição na programação paralela d’O Maior São João do Mundo. A concentração da 41ª Corrida da Fogueira foi no Ginásio de Esportes “O Meninão”, com largada às 6h30 e percursos de 3km, 5km e 10km.

Os primeiros colocados nos 10km masculino foram José Elder Silva dos Santos, que conquistou o primeiro lugar, enquanto Vanderlei Alves Costa e José Nilton Porto Pereira ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente.

0 Lorena Rodrigues Rafael Soares foi a ganhadora do primeiro lugar, nos 10km do feminino geral. Andreza de Lima Alves Macedo e Jussara de Oliveira Queiroz Silva completaram o pódio.

Nos cinco quilômetros da categoria masculino, a primeira colocação ficou com Tiago Irson Pereira Moreira. José de Assis dos Santos ficou em 2º lugar e Jean Michel Domingos da Silva, com o 3°. Nesse mesmo percurso, Elivania Alves dos Santos, Crhistiane Regine Costa Araújo e Elyzama Morais, pela ordem, foram as três primeiras colocadas.

No percurso de três quilômetros, Nicomedes Soares Souto, Emerson de Souza Lima e Juvenal da Costa Silva foram, na sequência, os três primeiros colocados. Já Maria Lays Silva dos Santos, Letícia Maria dos Santos Lima e Samara Nunes de Araújo ficaram com as primeiras colocações, no feminino.

O assessor técnico da Sejel, Bruno Farias, disse que a Corrida da Fogueira, em sua 41ª edição, foi um sucesso em participação e organização. Farias, na ocasião representando o secretário interino de Esportes de Campina Grande, Gustavo Braga, afirmou que os eventos esportivos, realizados durante O Maior São João do Mundo, foram promovidos conforme o planejado e, novamente, trouxeram muita visibilidade para Campina Grande. Segundo Farias, O Maior Quadrilhão Junino do Mundo, O Maior Bolo de Milho do Mundo e a Corrida da Fogueira atraíram a atenção da imprensa brasileira, o que é muito importante para a cidade Rainha da Borborema.

O coordenador da Corrida da Fogueira, Bruno Mendes, destacou que esse evento foi planejado com muita antecedência para que, durante a sua realização, não fosse registrado nenhum problema. Segundo ele, esse objetivo foi alcançado porque vários atletas procuraram a organização da prova para fazer elogios à corrida.

“Enquanto organizador desta prova, que é uma das mais tradicionais da Paraíba, fico muito feliz com tudo que observei aqui. Recebemos muitos elogios. É importante dizer que tivemos atletas da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo e até dos Estados Unidos. Isso é bom para a imagem da nossa cidade e para a corrida.

Por isso, quero agradecer a Prefeitura de Campina Grande, com suas diversas secretarias presentes, todos os parceiros da iniciativa privada e a equipe que esteve diretamente trabalhando nessa prova”, declarou Bruno Mendes.

História da Corrida da Fogueira

A Corrida da Fogueira foi criada em 1977, por Joãozito Silva, Tobias di Pace Maranhão, Francisco de Assis do Nascimento (Olé) e Teles Albuquerque. Sendo a sua primeira realização no dia 22 de junho do mesmo ano da criação.

Os primeiros campeões foram Teles Albuquerque, Francisco de Assis Paulo e Vandemberg Barbosa. Teles Albuquerque venceu em 1977 e 1978 e Francisco de Assis Paulo em 1979. Teles Albuquerque voltou a vencer em 1980. Assis Paulo ganhou novamente em 1981 e Vandemberg em 1982.

Fonte: Codecom