Discurso pobre e misógino de Veneziano acusando Daniella de “desfilar” pelos corredores do Senado faz mulheres da Capital se revoltarem contra ele

Publicado em 12 de setembro de 2023

Com um discurso extremamente misógino e deselegante, fugindo inteiramente ao seu feitio, o senador vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rego (MDB), aproveitou-se de entrevista na TV Arapuan, em João Pessoa, ontem (11), para açoitar impiedosamente a sua colega de Parlamento e conterrânea de Campina Grande, Daniella Ribeiro (PSD), acusando-a de usar os corredores do Congresso Nacional, em Brasília, apenas “para desfilar”.

– “Não uso os corredores do Senado para desfilar”, alteou a voz quando Luiz Torres, que o entrevistava, reportou-se a críticas que teriam sido feitas pela senadora sobre a participação dele – considerada fraca – para viabilizar as obras de triplicação da BR 230, no trecho Cabedelo-João Pessoa, que se arrastam lentamente há anos.

Veneziano afirmou que não tem tempo a perder com miudezas, apontando ainda que os comentários de Daniella são fruto de um comportamento que nada constrói em favor da Paraíba. Lembrou sua articulação para levar recursos à obra da BR-230, que também teria tido participação decisiva dos então senadores Vitalzinho e Nilda Gondim.

– “Se não há por parte dela o que mostrar, por ineficiência e incontidos rasgos de outros sentimentos, e se a incomoda o fato de eu apresentar o meu trabalho, nada posso fazer. Tenho um compromisso com a Paraíba e não uso os corredores do Senado como passarela para desfile”, repetiu o senador dando a entender que Daniella é preguiçosa e ineficiente enquanto representante do Estado na alta Casa do Congresso Nacional.

A RESPOSTA DE DANIELLA 

Mas hoje, de forma pontual e elegante, Daniella aproveitou o lançamento do novo PAC na Paraíba, solenidade que também contou com a presença de Veneziano, e não deixou a misoginia do colega sem resposta.

Daniella é presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso e é a única mulher a integrar a bancada federal paraibana.

Ela destacou que, apesar de serem opositores em Campina Grande, base política de ambos, que se unam pela Paraíba.

– “Quero cumprimentar o meu colega senador Veneziano Vital do Rêgo, que no Senado Federal mesmo sendo oposição [no Estado] como somos de forma muito clara, tenhamos o respeito necessário. Trabalharmos pela Paraíba, cada um ao seu modo, mas acima de tudo sem jogar baixo. Eu tenho que usar essa palavra aqui porque muitas vezes é lamentável ver as coisas acontecerem dessa forma”, disse olhando para Veneziano.

E foi mais além:

– “Acho que essa não é a boa política. Campanha é campanha, período eleitoral é período eleitoral. Mas esse momento ele passa e trabalhar pelo Estado é aquilo que se diz que é a boa política e efetivamente é”.

A verdade que fica desse embate entre os dois campinenses senadores é de que Veneziano se saiu realmente muito mal na fita, com um discurso além de tudo mixuruca e pobre, milhares de vezes destoantes inclusive das orações extraordinariamente brilhantes do seu saudoso pai Antonio Vital do Rego, um dos políticos que melhor representou a Paraíba no plano federal.

Em João Pessoa, onde empobreceu o seu discurso, Veneziano recebeu imediato repúdio de várias mulheres, uma delas com veemência feito pela jornalista Sony Lacerda, que tem um bem acessado blog de notícias na internet e onde reverberou sua ojeriza pelas palavras do filho de Nilda Gondim:

– “Veneziano segue o mesmo discurso misógino adotado pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, hoje aliado do emedebista e adversário de Daniella, de tentar desclassificar a mulher. Discurso perigoso na política”, disse ela.

Fonte: Da Redação