Dia da Cobertura Universal de Saúde: Campina Grande é o único município no país com cobertura de 100% da APS
Publicado em 12 de dezembro de 2024No ano em que a Estratégia de Saúde da Família completa 30 anos no Brasil e, em particular, em Campina Grande, o Município desponta como o único a atingir 100% de cobertura da Atenção Básica. Nesta quinta-feira, 12, celebra-se o Dia Mundial da Cobertura Universal de Saúde, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Campina Grande conseguiu alcançar o objetivo celebrado pela data internacional criada pela OMS, no tocante à Atenção Primária à Saúde. A cidade subiu em 2024 de 121 para 204 equipes da Estratégia de Saúde da Família, atingindo toda a população referenciada e cobrindo todos os territórios adscritos.
“Esta data é para ser celebrada e lembrada em Campina Grande, pois num município paraibano, nós conseguimos atingir um objetivo estabelecido mundialmente. Naturalmente, nós precisamos avançar na atenção secundária e terciária, que já têm sido expandidas, mas o nosso feito significa que 100% dos moradores têm acesso à porta de entrada do sistema de saúde, que é a Atenção Básica”, avaliou o secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior.
Com a ampliação, o número de atendimentos na APS subiu de 427.348 em 2023 para 649.604 em 2024, o que representa um aumento de 52%. Além disso, os indicadores do Previne Brasil voltaram a subir e o Índice Sintético Final da Atenção Básica chegou a 7.19, o maior da série histórica.
Na Saúde Bucal, o número de consultórios odontológicos subiu de 45 para 128 e foram implantadas 10 Equipes Multidisciplinares (eMulti), com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e profissionais de educação física. Para isto, houve uma reformulação na estrutura da Atenção Básica, com reforma de mais de 60 prédios, implantação de novas UBS e qualificação de Centros de Saúde para Policlínicas. Os serviços também receberam novo mobiliário.
Fonte: Codecom