
Júnior Gurgel
Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.
DELAÇÃO DE DANIEL VORCARO PODE SER A CONFISSÃO DE UM “LARANJA”
Publicado em 19 de março de 2026Em entrevista concedida a Jovem Pan a senadora Damares Alves (Republicanos/DF) corroborou com algumas insinuações que vem sendo publicadas nas entrelinhas – através de jornalistas dedicados a área investigativa – que questionam o rápido e triunfante sucesso de Daniel Vorcaro, em tão pouco tempo, na área mais competitiva do mercado financeiro, coração da Faria Lima.
Ainda faltam peças neste quebra-cabeça que mostrem com clareza o verdadeiro mapa da sua exitosa trajetória, apontando como e através de quem ele conseguiu tornar-se íntimo do Palácio do Planalto, Cúpula do STF, presidências da Câmara dos Deputados e Senado Federal. Sua carreira tem sido bastante semelhante à dos irmãos Batista (Joesley e Wesley). Estávamos em Brasília em 2013, e estes dois cidadãos eram completamente desconhecidos. Quem aparecia como “novo rico” do Brasil era seu irmão, Júnior da Friboi, amigo íntimo de Henrique Meirelles e trem pagador da eleição (2010) do governador do Distrito Federal, o médico Agnelo Queiroz.
Algo de errado aconteceu, que levou Júnior da Friboi renunciar intempestivamente da sua pré-candidatura ao governo do Estado de Goiás (2014) e cortar relações com Agnelo Queiroz, que terminou preso. Vendeu rapidamente por 11 bilhões de reais sua participação como sócio majoritário da FRIBOI, que passou a ser JBS, e hoje pertencente à holding J & F, cujo maior acionista (com 27%) é um fantasma. Não tem nome e sua residência é num paraíso fiscal. Joesley e Wesley foram alcançados pela Lava-Jato. Gravaram Michel Temer e deduraram Eduardo Cunha. Mas, o misterioso acidente que culminou na morte do Ministro Relator Teori Zavascki, os salvou da cadeia.
Segundo a senadora Damares Alves, nas ocasiões em que ouviram na CPMI do INSS alguns ex-executivos do Banco Master, eles não se referem a Daniel Vorcaro como o “cérebro” da instituição golpista. Deixam transparecer que ele era apenas o rosto. Vorcaro é cria do PT da Bahia, apadrinhado por Jaques Wagner e Rui Costa. Com um perfil de playboy, o glamoroso Daniel Vorcaro conversou reservadamente com Lula e Gabriel Galípolo dias antes de sua posse no Banco Central do Brasil, foto divulgada extraída do seu celular. Esta demonstração de força e prestígio causa inveja a Roberto Egydio Setúbal e Pedro Moreira Sales, comandantes do conglomerado financeiro Itaú/Unibanco. André Esteves (BTG) bem queria ser tão íntimo do poder. Verdadeiros banqueiros têm comportamento padrão. São tímidos, discretos e de poucas palavras.
É inconcebível Vorcaro ter chegado até Dias Toffoli a não ser através de recomendações feitas por alguém próximo, ou acima dele. E o Xerifão do Brasil, Alexandre de Moraes? Ex-ministros do STF, Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, o atual decano da Corte, Gilmar Mendes, todos “comiam na sua mão”. Mas, voltando à suspeição da senadora Damares, quem será este cérebro da organização criminosa? Segundo ela, já tem um suspeito. Não pôde revelar o nome (no momento) para não quebrar o sigilo. O relator da CPMI o denunciará. Damares garantiu que o Brasil breve saberá quem é quem. Pelo visto, Vorcaro não passa de um “laranja”. O ladrão é outro.