Conselho Vitalício da Associação Comercial se reúne hoje em Campina Grande para propor a destituição do presidente Andrade Irmão
Publicado em 3 de abril de 2023Conselheiros vitalícios da Associação Comercial de Campina Grande se reúnem nesta segunda feira em assembleia extraordinária da categoria para enquadrar o atual presidente da entidade, Antonio Andrade Irmão, acusado de transformar a ACCG em mero “bibelô” após dar um “golpe” assinando a ata de fundação, junto com comerciantes de João Pessoa, da Federação das Associações Comerciais do Estado da Paraíba (FACIAPB), ao mesmo tempo em que desfiliou a associação da Federação das Associações Comerciais da Paraíba (FACEPB), com sede em Campina Grande.
No entendimento dos conselheiros, Andrade Irmão fez aquilo que uma minoria de industriais filiados à Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) queria fazer na tentativa, felizmente negada no voto, de retirar Buega Gadelha do comando da entidade e, desse modo, esvaziá-la e transferir para João Pessoa a sua sede localizada em Campina Grande.
A histórica entidade localizada na rua Maciel Pinheiro, centro de Campina Grande, no edifício denominado ‘Palácio da Indústria e do Comércio’, porque nele também funcionava a FIEP antes da construção da sua imponente sede às margens do Açude Velho, teria assim se transformado em algo inútil, sem mais nenhuma representatividade.
O Conselho Vitalício da ACCG entende que o atual presidente ao juntar-se a comerciantes de João Pessoa para fundar a Federação das Associações Comerciais do Estado da Paraíba (FACIAPB) após dar o “tiro de misericórdia” na então Federação das Associações Comerciais da Paraíba (FACEPB), com sede em Campina Grande e funcionando em instalações da ACCG, traiu a categoria e Campina Grande.
– “Informamos a todos os associados da ACCG que o atual presidente ANTÔNIO ANDRADE IRMÃO em um ato de TRAIÇÃO aos ex-presidentes que o elegeram juntou-se à presidente da Associação Comercial de João Pessoa com o objetivo de fundar uma Federação EXPURIA que felizmente não teve reconhecimento pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB)”, explica a nota dos conselheiros vitalícios ressaltando que “tirar uma Federação com sede em Campina Grande para levar para João Pessoa e entregar a uma presidente que deixou bem claro seus objetivos nas eleições do SEBRAE é uma TRAIÇÃO à cidade e aos seus empresários”, informaram em nota os conselheiros.
Na reunião de hoje duas propostas estarão sob análise dos vitalícios: uma, defendida por ampla maioria de conselheiros, propõe a destituição do presidente; a outra sugere que Andrade Irmão se desculpe pelo ato considerado falho, já que foi eleito por expressivo número de associados, e desfilie a ACCG da nova e ilegal – segundo eles – federação formada na Capital, ao mesmo tempo em que volte a se filiar na federação sediada em Campina Grande.
Ainda na pauta da reunião um outro problema polêmico, que depõe contra Andrade Irmão, estará em discussão: uma suposta fraude que teria sido executada na ata de reunião da diretoria da ACCG em 2008.
O presidente Antonio Andrade Irmão continua se declarando injustiçado e reafirma que as críticas contra ele ele são infundadas.
QUEM É ANTONIO ANDRADE
Empresário nas áreas de Educação e Saúde, Antônio Andrade Irmão é diretor do Colégio Autêntico e das Academias Start; Sócio Fundador da Cooperativa de Crédito Sicoob. Foi eleito presidente da ACCG pela primeira vez em dezembro de 2020, assumindo o cargo para o biênio 2021-2022. Atualmente é presidente da Sociedade Garantidora de Crédito – Garanticoop Nordeste.
Fonte: Da Redação