Confira os novos membros eleitos para o Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba
Publicado em 9 de setembro de 2024Foi divulgado nesta sexta-feira, 6 de agosto, o resultado da eleição para escolha dos novos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba (CSDP). Foram eleitos cinco conselheiros e suplentes para o biênio 2024/2026. As defensoras públicas Monaliza Montinegro (123 votos), Waldelita de Lourdes (96 votos) e Ryveka Bronzeado (83 votos) foram reconduzidas ao cargo, enquanto Ricardo Barros (97 votos) e Elson Pessoa (92 votos) foram eleitos para compor o novo conselho.
O processo de votação, inteiramente eletrônico, foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RO), utilizando uma plataforma criada em 2018, já aplicada em diversos estados. O sistema permitiu que os defensores votassem de forma rápida e segura, utilizando qualquer dispositivo com acesso à internet. Flávio Fonseca, servidor da DPE-RO, destacou que essa implementação, dentro do termo de cooperação técnica, reafirma o compromisso das defensorias com a modernidade e a transparência no processo eleitoral.
Os suplentes eleitos para o conselho são Berthezene Barros da Cunha Lima, Maria de Fátima de Sousa Dantas, Marcel Joffily de Souza e Gerardo Rabello. Além dos membros eleitos, o colegiado inclui três membros natos: a defensora-geral do Estado, Madalena Abrantes, o subdefensor-geral, Ricardo Barros, e o corregedor-geral, Coriolano Sá. A ouvidora-geral, Inise Machado, também tem assento no órgão.
Durval de Oliveira Filho, defensor público e presidente da Comissão Eleitoral, destacou a eficiência da apuração, mesmo com um incidente que afetou a rede elétrica em João Pessoa. “Graças às inovações implementadas, o processo de votação foi acessível e eficiente, permitindo a participação de defensores de qualquer lugar”, afirmou.
Lista completa dos membros eleitos:
Titulares:
-Monaliza Maely Fernandes Montinegro de Morais – 123 votos
-Ricardo José Costa Souza Barros – 97 votos
-Waldelita de Lourdes da Cunha Farias Rodrigues – 96 votos
-Elson Pessoa de Carvalho – 92 votos
-Ryveka Campos Martins Bronzeado – 83 votos
Suplentes:
-Berthezene Barros da Cunha Lima Martins – 79 votos
-Maria de Fátima de Sousa Dantas – 78 votos
-Marcel Joffily de Souza – 76 votos
-Gerardo Lins Rabello Sobrinho – 59 votos
“A Defensoria Pública hoje celebra mais um momento especial. Esta eleição interna foi uma demonstração clara da integridade, seriedade e, sobretudo, da transparência que permeia todo o nosso processo eleitoral. Independentemente do resultado e de quem tenha sido eleito, quem realmente merece os parabéns é a própria Instituição, por conduzir uma disputa tão justa e leal entre os participantes”, concluiu a defensora pública-geral, Madalena Abrantes.
O mandato dos eleitos será de dois anos, com possibilidade de recondução, e o resultado final será homologado em breve.
Larissa Claro (Jornalista / Assessora de imprensa): 83 98826-6137 DE FÉRIAS
Ícaro Diniz (Radialista /Jornalista/ Criador de conteúdo): 83 98183-2397
Daiane Lima (Estagiária de pós-graduação)
E-mail: imprensa@defensoria.
www.defensoria.pb.def.br