Comandante-geral abre 2º Curso de Técnico de Explosivista Policial na PMPB

Publicado em 19 de julho de 2024

O comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Sérgio Fonseca, abriu oficialmente o 2º Curso de Técnico de Explosivista Policial. A ocasião aconteceu na manhã desta sexta-feira (19) no Quartel do Comando Geral da PM, em Cabedelo, contando com a participação de alunos do curso, policiais de unidades operacionais e de instituições coirmãs.

O curso tem por objetivo especializar policiais habilitando-os para atendimento de incidentes envolvendo ameaças e localização de artefatos explosivos, bem como dotá-lo de conhecimentos técnicos sobre explosivos na atividade policial. A aula inaugural foi proferida pelo perito criminal federal Eduardo Aparecido Toledo, que tem vasta formação e experiência em atividade policial, produtos químicos e explosivos (fotos abaixo).

Coronel Sérgio destacou a importância da capacitação constante dos policiais, e no fortalecimento da segurança pública. “Nossos treinamentos e capacitações têm dado resultados importantes, levando à ocorrências policiais exitosas nos últimos anos. Isso acontece não só para tropas reduzidas, mas também para as Radiopatrulhas, com investimentos e capacitações, inclusive com nivelamento que está sendo realizado pelo próprio COpEsP”, disse o comandante (foto abaixo).

O Esquadrão Antibombas da PM é o setor especializado no atendimento de incidentes envolvendo bombas e explosivos. No estado da Paraíba, o Esquadrão pauta-se por doutrina mundialmente utilizada, sempre orientando suas atividades para a preservação da vida, do patrimônio e de provas e evidências. Ele faz parte do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), que integra o Comando de Operações Especiais Policiais (COpEsP).

Fonte: Assessoria