Centenário melancólico: Os cinco momentos mais amargos do Treze em 2025

Publicado em 28 de julho de 2025
O Treze se despediu da temporada de 2025, ano que marca o seu centenário, com mais uma derrota na Série D do Campeonato Brasileiro, desta vez para o Santa Cruz, por 3 a 0.
Por ironia do destino, o ano do Galo terminou exatamente onde começou: no Estádio do Arruda, em Recife. O problema, porém, é que entre aquela vitória por 2 a 1, em janeiro, até o revés de hoje foram muitos os momentos negativos que marcaram o torcedor alvinegro em um ano que prometia ser especial.
Somando todas as competições disputadas nesta temporada, o Treze entrou em campo em 27 oportunidades, vencendo 10 partidas, empatando 5 e perdendo outras 12, totalizando um aproveitamento de apenas 43% (um dos menores do clube nos últimos anos). Nas próximas linhas o ge lembra pelo menos cinco momentos do Alvinegro na temporada que o torcedor, se pudesse, mudaria o roteiro.

Ferroviário 2×0 Treze – pré-Copa do Nordeste

Após a vitória por 2 a 0 contra o Santa Cruz, em pleno Arruda, o torcedor trezeano estava mais do que esperançoso em mais um bom resultado, desta vez contra o Ferroviário. A vitória, caso acontecesse, levaria o Treze à fase de grupos da competição e, de quebra, garantiria uma importante cota de participação para os cofres do clube.

O Galo, à época comandando pelo técnico Renatinho Potiguar, até jogou bem, criou boas chances, mas não conseguiu convertê-las em gol. Do outro lado o Ferrão foi letal, fez 2 a 0 e deu o primeiro “baque” no time de Campina Grande em 2025.

Treze 1×1 Auto Esporte-PB – Campeonato Paraibano

Com a não ida à fase de grupos do Nordestão, o Treze teria caminho livre para focar apenas no Campeonato Paraibano, uma vez que precisava de uma boa campanha para garantir calendário para 2026. Logo na estreia, após mais um jogo criando boas chances, mas não aproveitando as oportunidades, o Galo até abriu o placar, mas no último minuto viu o Doido de Mandacaru guardar um golaço de falta e empatar o jogo em pleno Amigão. Para muitos, esse resultado foi determinante para que o time ficasse sem calendário no ano que vem.

Campinense 2×0 Treze – Campeonato Paraibano

Quem acompanha o futebol da Paraíba, mais especificamente o de Campina Grande, sabe que vencer o Clássico dos Maiorais é conquistar um campeonato à parte. Na única disputa entre Treze e Campinense em 2025, a Raposa dominou o Galo e venceu por 2 a 0, instaurando de vez uma crise no bairro do São José que há quem diga que não conseguiu ser resolvida durante toda a temporada.

Treze 1×2 Botafogo-PB – Campeonato Paraibano

Após a classificação às semifinais, o Treze teria pela frente o Botafogo-PB, adversário que já havia vencido no decorrer da primeira fase do estadual com certa autoridade. Porém, quando a bola rolou no jogo de ida, o Galo sofreu durante todo o primeiro tempo, saiu atrás no marcador, chegou a empatar na volta do intervalo, mas com uma falha do goleiro Igor Rayan acabou perdendo e abrindo caminho para a passagem do rival à decisão.

América-RN 4×0 Treze – Série D do Brasileirão

O torcedor do Treze vai se lembrar com carinho de poucos momentos do time na Série D do Brasileirão desta temporada, mas talvez o jogo mais amargo foi contra o América-RN, na Arena das Dunas. Com um tabu de 20 anos a seu favor contra o Dragão, o Galo foi à Natal e acabou goleado pelo placar de 4 a 0, no que foi a sua maior derrota na história da 4ª divisão nacional.

O recomeço

Se a temporada dentro de campo foi melancólica e se encerrou de forma precoce, o torcedor trezeano agora volta as suas atenções para o Tribunal de Justiça da Paraíba. É que na próxima quarta-feira (30) acontece a Assembleia Geral de Credores que pautará a Recuperação Judicial do clube. Caso o Treze consiga chegar a um acordo com os seus devedores, o clube dará um grande passo para tornar-se uma SAF e, com isso, pavimentar o seu retorno aos momentos de glória.

Fonte: Globoesporte