Campinense e Treze voltam a ficar sem calendário nacional juntos após quase 20 anos

Publicado em 21 de julho de 2025

Campinense Treze são símbolos do futebol da Paraíba. Não por menos figuram no panteão dos maiores clubes do estado. Porém, em 2026, os torcedores de Raposa e Galo terão pouco tempo de contato com seus clubes. É que após a eliminação precoce do próprio Treze e do Sousa na Série D do Campeonato Brasileiro, não existe mais possibilidade do Alvinegro do São José disputar a 4ª divisão do ano que vem. Com isso, pela primeira vez desde 2007, o futebol de Campina Grande disputará apenas o Campeonato Paraibano.

O Campinense falhou, no primeiro semestre, na busca de voltar a ter calendário nacional em 2026, algo que não acontece desde 2023, quando, após o rebaixamento da Série C, jogou a Série D do Brasileirão. Com isso, a Raposa, mais uma vez, não terá calendário nacional no segundo semestre do ano que vem e terá apenas o Campeonato Paraibano para disputar.

Já o Treze, após o quarto lugar no estadual, sabia que a Série D seria o último cartucho para dar ao seu torcedor alguma alegria no ano do centenário e, obviamente, em 2026. Porém o que aconteceu mesmo foi uma eliminação precoce após derrota por 2 a 1 para o América-RN, o que fará que a última partida do time na 4ª divisão, contra o Santa Cruz, no próximo fim de semana, seja meramente protocolar.

A última vez que os Maiorais de Campina ficaram juntos sem disputar nenhuma divisão do Brasileirão foi em 2007, há quase 20 anos. Naquela feita o futebol do Sertão dominou o estadual. A final do primeiro turno foi disputada entre Sousa e Nacional de Patos; o segundo turno foi entre Sousa e Atlético de Cajazeiras, e a grande final foi feita por Naça e Trovão, com o Alviverde levando a melhor e levantando sua primeira e única taça do estadual.

Naquele ano, o cenário ainda foi mais abrangente, pois não apenas os Maiorais ficaram sem segundo semestre, mas sim o Trio de Ferro, pois o Botafogo-PB também não disputou o Brasileiro. Para se ter uma ideia, no primeiro turno, apenas o Campinense esteve nas semifinais, os outros três clubes foram Esporte de Patos, Nacional de Patos e Sousa. O Belo terminou em 5º e o Galo em 6.