Campinense cria o “Short Inteligente Antivazamento”, bermuda voltada a usuários de fraldas descartáveis
Publicado em 27 de agosto de 2025O mundo da inovação, da tecnologia e de startups é geralmente associado aos jovens, mas em Campina Grande o estímulo às ideias inovadoras também é voltado para os idosos que também criam soluções e querem empreender. Entre as apresentações de pitch da Arena ESG, na Feira do Empreendedor Sebrae, ocorrida no Centro de Convenções de Campina Grande, estava a invenção de uma costureira campinense de 67 anos.
Maria José Farias é a criadora do “Short Inteligente Antivazamento”, uma bermuda voltada para os usuários de fraldas descartáveis, principalmente idosos, que sofrem com os vazamentos de líquidos corporais, como a urina e outros excrementos.
O short funciona como uma barreira protetora, usada como a fralda, que impede o vazamento e acaba com o sentimento de vergonha e constrangimento vivenciado por muitas pessoas que possuem incontinência urinária. A roupa tecnológica também transforma a rotina dos cuidadores ao eliminar o trabalho de limpeza e de lavagem provocado pelos vazamentos que sujam colchões, sofás, lençois, roupas e pijamas.
O “Short Inteligente Antivazamento” é confeccionado com quatro camadas de tecidos tecnológicos que combinam materiais absorventes, impermeáveis, respiráveis, antiodor, antifúngicos e antibacterianos. Entre os tecidos utilizados está o algodão orgânico, produzido na Paraíba. A malha além de ecologicamente sustentável é hipoalergênica, ou seja, auxilia na prevenção de alergias.
Outra inovação para proteger a pele do usuário é com relação à costura do short, que é feita de forma embutida com o objetivo de evitar as escaras de contato, lesões que podem ser provocadas pelo atrito da costura com a pele.
Além de proteção e conforto, a roupa também possui um design de moda casual, sem a aparência de um produto hospitalar. A vestimenta antivazamento pode ser usada em casa ou até mesmo para passeio, pois, o modelo é semelhante a um short comum. A invenção teve o pedido de patente requerido junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.
O processo de prospecção de mercado e da elaboração de patentes foi realizado em parceria com profissionais do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
HISTÓRIA
A criação do short veio de um sofrimento pessoal de Maria José Farias, quando a costureira, acompanhou de perto o sofrimento do irmão, Josué Mariano, que após contrair o vírus da Covid, na pandemia, realizou várias cirurgias e passou a conviver com a incontinência urinária.
Mesmo utilizando as fraldas descartáveis mais caras, consideradas como as mais eficientes, os vazamentos provocavam muito sofrimento, que resultou em um quadro de isolamento e depressão. Depois de criar o short e de resolver o problema da família, surgiu a oportunidade de participar de editais de inovação na Paraíba.
A invenção já foi aprovada em dois editais de inovação. O primeiro foi o Centelha II. A subvenção econômica foi fruto de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), e executado pela Fapesq, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com apoio do Sebrae-PB, Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e Fundação Certi.
A empresa também foi contemplada pelo edital Desafios Tecnológicos e Inovação – Conectando Startups – Economia da Longevidade realizado também pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – Fapesq, junto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba – SECTIES, no âmbito do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação.
Toda a trajetória da invenção do Short Inteligente Antivazamento foi apresentada na Feira do Empreendedor do Sebrae, em Campina Grande.
Assessoria de Impresa: Michele Wadja (83) 98676-1212 e Silvana Torquato (83) 99600-6072.
Fonte: Da Redação
