
Caged: mulheres são maioria de novos empregos gerados em Campina Grande no mês de janeiro
Publicado em 8 de março de 2025Tâmela Fama – secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande
Neste sábado, 08 de Março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. E, além das diversas homenagens e ações em celebração à data, a Prefeitura de Campina Grande destaca que, na mais recente atualização do Caged, referente ao último mês de janeiro, foi constatado que mais mulheres do que homens ocuparam novos postos de trabalho gerados no Município.
Dos 567 novos empregos de saldo em Campina Grande, no período, 382 foram para as trabalhadoras. Outro detalhe é que 345 delas estão na faixa etária de 18 a 24 anos, mostrando o ambiente propício, que a cidade oferece, para o ingresso de jovens no mercado de trabalho.
E como a geração de empregos está associada ao desenvolvimento, em Campina Grande a pasta que engloba essa área (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) é ocupada justamente por uma mulher: a empresária Tâmela Fama.
“Toda mulher tem dentro de si uma guerreira. A força que é peculiar a nós todas. E em Campina Grande não é diferente. Aqui temos mulheres de fibra e que estão cada vez mais se qualificando e ficando aptas a ocuparem qualquer que seja a função no mercado. Prova disso são esses dados de janeiro do Caged, onde a grande maioria das novas vagas foram ocupadas por ela. Fica aqui a minha homenagem para todas. Como mulher, sei da importância de alguns resultados para nós”, celebrou Tâmela.
Vale lembrar que Campina Grande ficou em primeiro lugar, no Estado da Paraíba, no saldo positivo de novas carteiras assinadas no mercado de trabalho, em janeiro. Foram 567 novos empregos neste período, bem à frente de João Pessoa (135) e da cidade de Patos (103), as três primeiras colocadas.
Os índices do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal de janeiro, revelaram 4.509 admissões, contra 3.942 demissões. Campina Grande atingiu um novo recorde em estoque de vagas de emprego formal, com 108.762 postos.
Os dados do Caged mostram que Campina Grande vem tomando um caminho inverso ao da Paraíba, que vem registrando uma tendência negativa no mercado de trabalho. O estado apontou uma desvantagem de 906 postos de trabalho em dezembro de 2024 e 720, em janeiro deste ano.
De acordo com os levantamentos do Ministério do Trabalho e Emprego, Campina Grande registrou 11 meses de saldo positivo em 2024. A tendência, que vem sendo positiva já no início de 2025, revela Campina Grande com uma dinâmica positiva própria, em relação ao estado da Paraíba.
Fonte: Codecom