Blog RHCG homenageia radialistas de Campina Grande lembrando o pioneiro Jovelino GAÚCHO
Publicado em 9 de novembro de 2022O blog ‘Retalhos Históricos de Campina Grande’, mais nobre e valoroso espaço memorialista na mídia da Borborema, dirigido pelo contabilista e servidor público Emanuel Nascimento Sousa, aproveitando a passagem do Dia do Radialista comemorado no último sete do mês em curso não somente homenageou os profissionais do ‘batente’, mas brindou a todos com a lembrança do mais antigo nome da radiofonia local, na verdade o antecessor-praticante do que viria mesmo a ser RÁDIO na terra de Hilton Motta.
A matéria lembra que muito antes da fundação da Rádio Cariri, a primeira rádio da cidade, Campina Grande fora beneficiada pelos serviços de comunicação, via alto-falantes, implantado pelo Sr. Jovelino Farias, o popular “Gaúcho”.
Sulista da cidade de Pelotas, Gaúcho instalou no finalzinho da década de 1930 um serviço de alto-falantes na Rua Cardoso Vieira, onde hoje é o Calçadão. “A novidade tornou-se o divertimento local; Gaúcho fazia locução com programação diversificada que ia do noticiário à programas culturais, utilidade pública e, claro, tinha como carro-chefe os anúncios publicitários do comércio local”, ressalta o RHCG.
Alguns jogos da Copa do Mundo de 1938 foram inclusive transmitidos pela difusora de Gaúcho, como por exemplo a derrota da Seleção brasileira para a Itália na semifinal.
E ao final da década de 1940 Gaúcho levou sua difusora para o bairro de José Pinheiro, onde morou até falecer. O serviço de alto-falantes “A Voz de José Pinheiro” foi desativado no ano de 1985.
Justifica o RHCG que no dia 07 de Novembro é comemorado o Dia do Radialista e por isso a escolha de Jovelino Farias, o Seu Gaúcho, pioneiro dos serviços de comunicação de Campina Grande para, em seu nome, homenagear todos os profissionais radialistas da Rainha da Borborema.
Fonte: Da Redação