ANIVERSÁRIO DE ADRIANO GALDINO: UMA FESTA DE ARROMBA EM CAMPINA GRANDE

Publicado em 26 de outubro de 2025

O aniversário de 65 anos do deputado estadual Adriano Galdino – presidente da ALPB – comemorado ontem em Campina Grande no espaço Cidade São João (antigo Vale do Jatobá), foi uma verdadeira “festa de arromba”. Analogia à música composta pelo saudoso Erasmo Carlos, descrevendo um encontro de todos os astros da música, protagonistas da “Jovem Guarda”, movimento ou revolução de costumes e cultura dos anos sessenta, no auge de suas carreiras artísticas.

Em plena disputa eleitoral, Adriano Galdino (pré-candidato a governador) foi homenageado por toda classe política paraibana e prestigiado com a presença suprapartidária de seus principais rivais, Cícero Lucena e Lucas Ribeiro. Senador Veneziano Vital do Rêgo e o pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley. Ex-Senador Cássio Cunha Lima e esposa. Expressiva presença da bancada da ALPB e da Câmara dos Deputados. Até o distante Damião Feliciano ao lado de Lígia, chegaram juntos com Wilson Santiago. O evento sacudiu a cidade. Comitivas de todas as microrregiões do Estado se deslocaram para Campina Grande, puxadas por prefeitos e inúmeras lideranças do Cariri, Curimataú, Sertão, Vale do Piancó, Região do Brejo e litoral. Uma festa perfeita.

O desinibido Jornalista Padre Albeni – destaque à parte – vivendo seu melhor dia de repórter, além de documentar todo o evento, promoveu um entrelaçamento momentâneo da saltitante mídia da Capital com o intransigente jornalismo conservador campinense. Walter Santos, Heron Cid, Luís Torres trocaram figurinhas com Arimatéa Souza, Marcos Marinho, Júnior Gurgel, Manso, Márcio Rangel, Milton Figueiredo, Celino Neto… O alto sertão esteve bem representado na figura do brilhante comunicador Thalles Gadelha. Albeni desnudou a timidez do marqueteiro e jornalista Zé Maria (MIX) e o fez circular no ambiente ao lado do eterno “mito” da TV de Campina Grande, Gilson Souto Maior.

Das 11:00 até as 18hs o ambiente foi tomado por alegria, conversas, risos. Falou-se de tudo um pouco, exceto disputas políticas. O aniversariante Adriano Galdino se pronunciou agradecendo a presença de todos. Temos a absoluta certeza que em seus sonhos jamais vislumbrou viver o inesquecível 25.10.2025. Uma data que não consta no calendário quotidiano de um agente político, defensor de ideias, que divide opiniões, e está constantemente no centro dos grandes debates polêmicos partidários.

A história nos relata eventos raros, momentos mágicos de confraternizações, como o fato ocorrido em 1914, durante a primeira guerra mundial. Era noite de natal. Alemães em suas trincheiras cessaram seus disparos antes da meia noite. Aliados do outro lado fizeram o mesmo.

Alguém começou a cantarolar “noite feliz”. Em pouco tempo, todos estavam entoando a canção. Saíram de suas trincheiras, e na terra de ninguém trocaram presentes, como cigarros e conhaques. Amanheceram o dia jogando futebol. Por volta das 08:00hs. se cumprimentaram pela última vez, voltaram a suas trincheiras e, como inimigos, reiniciaram o fogo pesado usando suas artilharias.

O que nos causou surpresa foi a ausência do ex-governador Cássio Cunha Lima, que preferiu parabenizar Adriano Galdino em sua residência. Cássio talvez esqueceu que mesmo fora da vida pública, ainda existem muitos eleitores e correligionários saudosistas que desejam vê-lo, apertar sua mão e abraçá-lo.

 

Fonte: Da Redação (Por Júnior Gurgel)