ACI se solidariza com João da Paz e repudia fala homofóbica do técnico do Campinense contra o profissional

Publicado em 30 de janeiro de 2024

A Associação Campinense de Imprensa (ACI) repudiou hoje, através de nota oficial, a fala homofóbica do técnico do Campinense Clube, Francisco Diá, contra o jornalista João da Paz durante coletiva de imprensa na tarde do domingo (28), após encerramento da partida contra o São Paulo Crystal, realizada no Estádio Amigão.

Diante de um grupo de jornalistas que lhe dirigiam perguntas sobre o desempenho do time, ao ser questionado por João da Paz, do site PBEsportes, sobre a contratação de um jogador, o técnico respondeu com uma pergunta desrespeitosa, gerando constrangimento e faltando com respeito ao profissional que ali estava em pleno exercício do seu trabalho.

Francisco Diá perguntou por que o jornalista estava dando informações em primeira mão, antes até que o site oficial do clube, e que iria proibi-lo de ter acesso aos eventos do time para dificultar a obtenção de informações por parte do profissional de imprensa, fazendo até este ponto uma fala em tom de brincadeira. Porém, o técnico extrapolou o limite da relação respeitosa e salutar que deve existir entre entrevistado e entrevistador, quando perguntou ao jornalista se ele havia “dormido com o atleta para ter obtido a informação”.

Diante dessa fala do técnico do Campinense, a Associação Campinense de Imprensa (ACI) lamenta a postura do técnico e ao mesmo tempo pontua que é preciso aprender a respeitar os profissionais que diariamente fazem coberturas jornalísticas, estes com o objetivo de entregar conteúdo de qualidade e precisão aos ouvintes, telespectadores e internautas.

Ao mesmo tempo, a ACI se solidariza com o jornalista João da Paz, que se dedica com afinco à cobertura esportiva paraibana com a produção de reportagens, vídeos e publicações nas redes sociais, com o objetivo de enaltecer o futebol paraibano, especialmente dos times de Campina Grande.

Fonte: Da Redação