

Júnior Gurgel
Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.
A ESCOLHA DE JOÃO AZEVEDO
Publicado em 29 de abril de 2025O governador João Azevedo assumiu ontem (28/04/2025) a presidência do PSB/PB num momento delicado da política nacional – repleto de incertezas – quadro semelhante aos “mercados” e suas reações às decisões diárias, intempestivas do presidente Donald Trump.
Não existe previsibilidade do presidente Lula chegar em 2026 competitivo e com popularidade suficiente que lhe assegure alcançar o segundo turno, caso ele seja candidato. Duas grandes legendas de “centro-direita” (PP e União Brasil) estão oficializando hoje uma Federação.
O presidente do PP, Ciro Nogueira, em entrevista – mesmo admitindo algumas defecções – calculou que ocuparão 20% dos atuais assentos na Câmara dos Deputados, com um “fundão partidário” estimado em 1,1 bilhões de reais. Explicitou seu apoio a Bolsonaro. Em caso de impedimento, Ronaldo Caiado. Descartou qualquer perspectiva de votar e apoiar a reeleição de Lula. Em sua opinião, a Federação – que tem cargos na Esplanada dos Ministérios – deve desembarcar do governo até 31/12/2025.
Em outro cenário, o “flerte” entre o PSD/Republicanos/MDB ensaia uma Federação, com amplas possibilidades de “casamento” até o final do ano. O Republicanos tem em seus quadros o governador do maior estado do país, o presidenciável Tarcísio de Freitas. Ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), apoiarão Gilberto Kassab para o governo de São Paulo. PL e NOVO se alinharão com dois presidenciáveis: Bolsonaro ou Michele, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
PSB, PCdoB, PSOL, PDT além de outros “nanicos” que compõem as esquerdas, permanecem do mesmo tamanho, somando 130 deputados federais, cerca de 24% da Câmara. Não atraíram nenhuma sigla do “centrão”, e pode ainda haver um “racha”, com uma ou duas candidaturas, dos radicais. A queda de popularidade do governo petista será ampliada após o escândalo do INSS. A direita ocupou todos os espaços nas redes sociais, com a completa deserção das esquerdas, que não têm como defender o indefensável.
Para reverter este quadro, só um milagre. O projeto da Anistia dos atos do 08/01 – segundo a velha mídia, movimento ignorado pelo povão – ontem, uma pesquisa do Instituto Paraná revelou o inverso. Cerca de 70% da população quer a liberdade e o perdão imediato dos condenados. Consideraram as penas exageradas, e não acreditam mais na versão de “Golpe de Estado”, vã tentativa do STF de copiar Joseph Goebbels: uma mentira repetida cem vezes, torna-se verdade. Ratificando a veracidade deste “feixe” de fatos, registre-se um episódio vexatório do Palácio do Planalto. Pela primeira vez na história do Brasil, um deputado federal rejeita um Ministério. Pedro Lucas (União Brasil). “Ninguém entra em barco afundando”.
Voltando à nossa “pequenina”, o governo João Azevedo é bem avaliado, sob o ponto de vista de equilíbrio fiscal. Um triplo A: AAA, classificado pela S&P Global Ratings, uma das mais respeitadas agências de classificação de risco dos Estados Unidos. A Paraíba dispõe hoje de crédito, que o próprio país não tem. Todavia, transformar estes resultados em votos é uma equação complicada, que talvez só o engenheiro João Azevedo seja capaz de resolvê-la. João candidato ao Senado, sem poder de caneta, apoiando Cícero Lucena e entregando as chaves do cofre aos Ribeiros? Onde ficará o Republicanos? Amostragens para consumo, realizadas nos municípios do entorno de Campina Grande – cidades que consolidaram a vitória de João Azevedo no segundo turno de 2022 – apontaram Adriano Galdino liderando com folga. Nos bastidores, comentam que Adriano já recebeu convite para compor a majoritária ao lado de Veneziano e Pedro Cunha Lima. Disciplinado e por questões éticas, aguarda uma posição do governador e de Hugo Motta. Lembrem-se: há dois anos, Adriano esteve nos mais distantes grotões do Estado, pedindo apoio para seu projeto político. Pregando no deserto, Wilson Santiago na última sexta-feira concedeu entrevista cobrando do governador que assuma o comando de sua sucessão. Mensagem Atrasada. Só ele ainda não percebeu que o candidato de João é Cícero Lucena?