Governo da PB divulga canal de denúncias sobre violência infantil no Muriçoquinhas do Miramar
Publicado em 10 de fevereiro de 2026A alegria tomou conta do Bloco Muriçoquinhas do Miramar, nessa negunda-feira (9), em João Pessoa. Para garantir a felicidade durante o ano todo, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Núcleo Especial de Proteção à Infância e Juventude da Defensoria Pública, participou da ação de combate à violência e divulgação do serviço Disque 155.
Algodão doce, pipoca, pinturas, entrega de folder informativo e muito frevo embalaram a tarde de milhares de crianças e famílias que passaram no estande do Disque 155. A ação, que teve o objetivo de sensibilizar e orientar a população sobre a violação de direitos humanos e divulgar os canais oficiais de denúncia, faz parte da campanha ‘Carnaval não é desculpa – violência e exploração sexual de criança e adolescente é crime’.

A atividade ocorreu pela 12ª vez, desde o lançamento do canal de denúncias disque 155, que é um serviço da Sedh, executado pelo Centro da Mulher 8 de Março.
Para Ronaldo Costa, pai de quatro filhos, considerou importantíssimo o momento. “Esse tipo de iniciativa do Governo é muito importante para poder mitigar esse tipo de violência, na verdade é uma mazela da sociedade, o trabalho infantil”.

O gerente-executivo de Proteção Social Especial, Albeno Mendonça Silva, enfatizou que, no período carnavalesco, a violência se amplia principalmente o trabalho infantil. “Importantíssimo que o Governo da Paraíba, junto com parceiros e a rede, esteja na rua, divulgando nosso canal de denúncia estadual. O Disque 155 é a forma mais fácil para a rede se articular e combater a violência denunciando”.
A coordenadora do Disque 155, Raianne Maria, destacou a importância do serviço na avenida. “O Disque 155 está presente na folia com conscientização para o pessoal brincar um carnaval com segurança, principalmente assegurando os direitos da criança e do adolescente, não só hoje, mas em todos os blocos carnavalescos que ainda vão passar. Por isso que é tão importante divulgar o nosso serviço, para que na Folia também se pense na proteção e na prevenção de direitos violados”, enfatizou.

Disque 155 – O antigo Disque 123 é um serviço próprio da Paraíba que funciona de maneira gratuita para receber denúncias nas diversas formas de violência, atuando como elo interlocutor entre a sociedade e os órgãos de proteção de diretos. O atendimento garante sigilo e proteção ao denunciante. As denúncias podem ser feitas pelo 155, como também pelo – 0800 031 5531 de forma anônima.

Somente no ano passado, o canal registrou 1.539 denúncias dos vários grupos de violações, nesse universo, mais de 700 vítimas entre crianças e adolescentes. Já este ano, mais de 50 casos de violações foram registrados no âmbito desse grupo infantojuvenil.
Fonte: Secom-PB
