ENQUETE – Enquanto Maranhão e Ney são os mais lembrados senadores das últimas décadas, Ronaldo, Vitalzinho, Cássio e Nilda Gondim já estão deletados na memória dos paraibanos

Publicado em 1 de dezembro de 2025

Zé e Ney lembrados; Ronaldo, Vital, Cássio e Nilda esquecidos

Dos senadores eleitos pela Paraíba que exerceram seus mandatos nas duas últimas décadas, os mais lembrados – ou mais dinâmicos e operosos – são, por ironia do destino, os mais antigos, José Targino Maranhão e Ney Robinson Suassuna, de acordo com a mais recente enquete deste portal, hoje encerrada.

O nome mais lembrado é o de José Maranhão (40% de indicações), que também governou a Paraíba e morreu em pleno exercício do mandato, acometido de complicações da pandemia do coronavírus.

Ney Suassuna (30% de indicações), que era primeiro suplente de Antonio Mariz, foi guindado à titularidade com a sua eleição para o Governo da Paraíba, vindo a exercer mais de sete anos do mandato.

Atualmente concluindo o seu mandato, Veneziano Vital do Rego é o terceiro da lista na enquete, com 15% de votantes.

Já os atuais senadores Daniella Ribeiro e Efraim Morais foram lembrados por apenas 5% dos internautas que acessaram a enquete, mesma votação obtida por Raymundo Lyra, que foi senador titular por um mandato e exerceu depois o restante do tempo do mandato de Vital do Rego Filho, de quem era primeiro suplente, quando este renunciou para assumir uma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União.

Os outros nomes elencados na enquete – Ronaldo Cunha Lima, Vital do Rego Filho, Cássio Cunha Lima e Ozanilda Gondim, já foram deletados da memória popular paraibana, segundo a enquete, uma vez que não tiveram nenhuma indicação, com seus nomes zerados na lista.

Fonte: Da Redação