Projeto de Olímpio aprovado na CMCG dá nome do livreiro José Pedrosa ao ‘Capitólio da Educação’
Publicado em 19 de novembro de 2025A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou nesta terça-feira, 13, projeto de autoria do vereador Olímpio Oliveira (Podemos) para dar o nome do livreiro José Cavalcanti Pedrosa à biblioteca que integrará o novo complexo cultural e educacional Capitólio da Educação, instalado no antigo Cine Capitólio, atualmente em requalificação.
Olimpio justificou a representatividade do papel histórico do homenageado na formação cultural de Campina Grande e afirmou que Pedrosa foi “um dos maiores incentivadores da leitura na cidade”.
O vereador explicou que, “apesar de ter estudado apenas até o quarto ano primário, José Pedrosa se tornou o maior incentivador da cultura literária paraibana e um dos elos que possibilitou Campina Grande a se tornar o polo universitário que é hoje”.
Olimpio ressaltou que a tradicional Livraria Pedrosa funcionou como ponto de encontro de escritores, intelectuais e estudantes por seis décadas, com um papel direto na consolidação do ambiente acadêmico da cidade, chegando a colaborar na formação do acervo exigido para a criação da Escola Politécnica.
Para Olimpio, dar o nome de José Cavalcanti Pedrosa à nova biblioteca representa uma homenagem necessária e coerente com a história do antigo Edifício do Livro, que marcou gerações. “Com essa aprovação, estamos fazendo um ato histórico de justiça”, frisou o parlamentar.
Fonte: Da Redação
