CMJP celebra campanha Outubro Rosa e advogada é homenageada lembrando dos cuidados com a prevenção do câncer
Publicado em 17 de outubro de 2025A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quinta-feira (16), sessão especial alusiva à campanha nacional Outubro Rosa. A solenidade foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley (PSD), em atendimento a solicitação pessoal de Carmen Eleonora, presidente da Associação Paraibana das Mulheres Engenheiras Agrônomas e Geocientistas.
Presidida pela vereadora Eliza Virgínia (PP), a sessão reuniu representantes de entidades que atuam com a temática do câncer na cidade, além de mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama.

Eliza falou sobre a importância da Casa do Povo trazer essa temática. “A Câmara de João Pessoa não pode ficar de fora dessa campanha. A campanha Outubro Rosa serve para lembrar às mulheres que elas podem ter o câncer de mama, mas que é possível prevenir, e que se ele for descoberto no início, a chance de cura é muito grande.
Sabemos que João Pessoa dispõe de uma rede de atendimento às mulheres que precisam fazer exames preventivos, e isso faz com que nós mulheres e as famílias sofram menos quando o diagnóstico é feito no início”, afirmou.



Carmen Eleonora, presidente da Associação Paraibana das Mulheres Engenheiras Agrônomas e Geocientistas, discursando da tribuna do Legislativo pessoense (Foto de Jodivan Gomes)
Eleonora também fez uso da palavra para agradecer a Dinho e demais vereadores pessoenses pela acolhida ao seu pleito e ressaltou o trabalho da entidade que dirige, em prol da saúde da mulher brasileira de um modo em gereal, e em especial àquelas portadoras de câncer de mama.
A advogada Ismália Régis Marinho, que profissionalmente em João Pessoa atua no front de ação sobre a conscientização dos cuidados preventivos da doença, foi homenageada na ocasião, ao lado de outras importantes damas da sociedade paraibana que diuturnamente se empenham na luta contra o câncer, em especial o de mama que motivou a sessão do Legislativo da Capital sobre o Outubro Rosa.

Filha do jornalista e advogado campinense Ismael Marinho Falcão, que precocemente veio a óbito por causa de um extremamente invasivo câncer de pele, Ismália pontuou sobre a necessidade de campanhas como a do Outubro Rosa, “para que a população bem informada possa, ao detectar os primeiros sintomas do mal, se valer da rede médica especializada e conseguir erradicar a doença antes que rela se alastre por outros órgão do corpo”.

O Vereador Raoni Mendes (DC) disse que essa luta não é apenas de um mês, mas de um ano inteiro de prevenção e cuidado.
A vereadora Jailma Carvalho (PSB) destacou a relevância da sessão. “Um tema de grande importância para a sociedade e para nós mulheres. Outubro veio para lembrar isso, que nós precisamos falar sobre autocuidado e sobre prevenção o ano todo. O Outubro Rosa traz visibilidade ao câncer de mama e nós temos a compreensão de que os exames preventivos salvam vidas, por isso estamos trazendo o recado para as mulheres da importância de fazer os exames regulares, porque o quanto mais cedo conseguimos detectar, mais chances temos de vencer”, pontuou.
Lídia Moura, secretária estadual das Mulheres e da Diversidade Humana, falou da importância de destacar a campanha Outubro Rosa. “É um mês muito importante, de mobilização, conscientização e de fazer um chamamento às mulheres e à sociedade, de um modo geral, para a saúde da mulher. É uma campanha já consolidada, que estimula as mulheres a fazerem os exames preventivos. A CMJP efetivamente contribui para uma mudança de paradigma, para que as mulheres estejam cada vez mais conscientes e fazendo esse autocuidado”, colocou.

Zenaide Carvalho, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, pontuou que a rede realiza, durante todo o mês de outubro, palestras educativas nas escolas e empresas, levando informação sobre o câncer de mama. “O câncer não é contagioso, mas a solidariedade pode ser”, ratificou.
“Se cuidem, porque nós temos a fama de cuidadoras, mas nós devemos estar em primeiro lugar”, aconselhou Madalena Abrantes, defensora geral da Paraíba.
O vereador Carlão (PL) concluiu dizendo que o câncer de mama é muito sério e que todos precisam falar sobre isso. “O câncer de mama é muito sério e pode tirar, arrancar da gente as pessoas mais próximas. Nós precisamos falar sobre isso”, destacou.
Participaram ainda da sessão especial, além de Carmem Eleonora, Raniery Paulino (Republicanos), suplente de deputado federal, e o ex-governador Roberto Paulino (MDB), atual secretário-chefe do Governo do Estado da Paraíba, dentre outros.
Fonte: Da Redação (Com fotos de Josivan Gomes)
