Unifacisa investe na base e quer destaques do time da LDB no elenco principal do NBB

Publicado em 4 de agosto de 2025

O Basquete Unifacisa está na reta final de contratações e montagem do elenco para o Novo Basquete Brasil (NBB), mas, antes disso, o Jacaré vem dando uma atenção a mais para a formação de base. O time está no Rio de Janeiro, onde disputa a 2ª fase da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), e a pretensão é que os destaques do grupo na disputa sejam integrados ao elenco principal.

Basquete Unifacisa na disputa do LDB — Foto: Yuri Reuters

Basquete Unifacisa na disputa do LDB — Foto: Yuri Reuters

A primeira fase da LDB, disputada em São Paulo, o Basquete Unifacisa enfrentou cinco equipes do subgrupo A1. Já na segunda fase, que está acontecendo no Rio de Janeiro, o Jack está enfrentando adversários de seu próprio subgrupo, o A2.

Ao fim das duas etapas, os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam à Série Ouro. As equipes que terminarem entre a 5ª e a 8ª posição disputam a Série Prata, enquanto as classificadas entre 9º e 11º lugar seguem para a Série Bronze, mantendo a competitividade até o final do torneio.

Nos jogos da semana passada o Basquete Unifacisa mediu forças com Botafogo, Basquete Cearense e Vasco, mas acabou sendo superado nas três ocasiões. No domingo o Jack perdeu para o Flamengo, e nesta segunda fechou a participação na segunda fase com uma derrota para o IVV/CETAF.

Guilherme Cruz defendendo o Basquete Unifacisa na LDB — Foto: Yuri Reuters

Guilherme Cruz defendendo o Basquete Unifacisa na LDB — Foto: Yuri Reuters

Um dos destaques vem sendo o ala Guilherme Cruz, de 20 anos. Na primeira etapa da LDB 2025, ele se destacou com a 7ª maior média de pontos, a 2ª maior média de rebotes e a melhor média de duplos-duplos entre todos os atletas.

Cestinha da Unifacisa na competição, Guilherme falou sobre a importância da LDB como espaço de desenvolvimento.

— Muito importante jogar a LDB. Esse é o meu segundo ano na competição. No primeiro, eu não tive tanto tempo em quadra, mas esse ano eu estou conseguindo mais tempo e tem sido muito bom para ganhar bagagem — disse o atleta.

Fonte: Globoesporte