Desfile “Campina Feita à Mão” emociona público e exalta o artesanato local, a diversidade e a cultura no Parque do Povo
Publicado em 18 de junho de 2025O projeto “Campina Feita à Mão” transformou a pirâmide do Parque do Povo em uma verdadeira passarela de cultura, emoção e identidade nordestina na noite desta terça-feira (17). Com um desfile que reuniu mais de 40 peças exclusivas, criadas de forma colaborativa por mais de 20 artesãos da Vila do Artesão, o evento foi um marco na valorização do feito à mão dentro da programação d’O Maior São João do Mundo.




O desfile também priorizou uma seleção de modelos com representatividade e diversidade, tendo pessoas com síndrome de down, cegas, no espectro autista, negras, brancas, crianças, jovens e adultas, destacando a pluralidade do povo nordestino.

*Moda como instrumento de transformação*
Paulo Victor, estilista e curador do desfile, celebrou a realização do projeto com emoção e senso de pertencimento. “O sentimento é de gratidão. Porque eu acredito que uma oportunidade é sim capaz de mudar a vida. Precisei morar sete anos em São Paulo para entender que a minha casa é Campina Grande. Hoje eu me sinto um instrumento. Nós entregamos o evento com muito esforço e uma equipe competente. Esse desfile é sobre honrar as tipologias, como ato de resistência, e mostrar que nossa festa se mantém viva. Eu sou um homem gay, periférico, das Malvinas, que se entendeu como estilista e hoje usa a moda como agente de transformação. Eu sei onde quero chegar, mas eu não esqueço de onde eu vim. Essa é a diferença”, ressaltou.

Entre as presenças ilustres da noite, se destacaram o renomado estilista Ari Rodrigues, filho de Campina Grande, com carreira consolidada na alta costura nacional, e a estilista alagoana Martha Medeiros, conhecida nacionalmente e internacionalmente por suas criações sofisticadas que valorizam a renda renascença e o trabalho manual de rendeiras nordestinas.

“Eu me emocionei muito em ver o nível do artesanato daqui de Campina Grande. Eu já trabalho com artesãos daqui há mais de cinco anos, mas isso pra mim foi uma nova porta que se abre.

A iniciativa de mostrar ao mundo o artesanato de Campina é louvável. Vi peças que poderiam estar em qualquer passarela do mundo. E, mais do que isso, vi um desfile com verdadeira inclusão.

Foi o desfile que mais me emocionei em toda a minha vida — e olha que já assisti mais de mil. Vi pessoas com deficiência, diversidade de corpos, de histórias, mostrando o verdadeiro luxo: o feito à mão, daqui, da Paraíba”, exaltou Martha Medeiros.

Mais sobre o Campina Feita à Mão
O projeto “Campina Feita à Mão” prevê ainda ações formativas e de incentivo ao artesanato ao longo do ano, fortalecendo ainda mais a produção criativa da cidade.

Produtos selecionados e feitos pelos artesãos locais também podem ser encontrados na loja exclusiva instalada no Maior São João do Mundo, localizada no túnel que interliga o Parque do Povo ao Parque Evaldo Cruz.

O “Campina Feita à Mão” é uma realização da Prefeitura de Campina Grande, estruturado na Pirâmide do Parque do Povo pela Arte Produções e apoiado pela Natura, que patrocinou todos os produtos utilizados na produção e maquiagem das modelos, reforçando seu compromisso com pautas relevantes para Campina Grande.

A parceria valoriza a economia criativa local e exalta a beleza autêntica do povo campinense.

Fonte: Codecom
