Ex-diretor da PRF confirma ordens do Ministério da Justiça para blitz em ônibus rumo ao Nordeste nas eleições de 2022
Publicado em 27 de maio de 2025O ex-diretor de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Djairlon Henrique Moura (foto), afirmou nesta terça-feira (27), em depoimento à Justiça, que recebeu ordens do Ministério da Justiça para realizar blitz em ônibus com destino à região Nordeste durante o período eleitoral de 2022.
Segundo Djairlon, o objetivo declarado da ação era identificar transporte irregular de eleitores e movimentação ilícita de dinheiro. Os veículos inspecionados partiam de São Paulo e do Centro-Oeste, tendo como destino final o Nordeste. Ele afirmou que a operação foi solicitada pela Secretaria de Operações Integradas em uma reunião no próprio Ministério.
“Foi solicitada a realização de uma operação antes da eleição dos ônibus que saíssem de SP e da região Centro-Oeste com destino ao Nordeste com votantes e recursos financeiros que já estavam em investigação pela PF”, relatou. Djairlon também declarou que, em mais de 60% dos casos, as abordagens duraram menos de 15 minutos.
O depoimento ocorreu durante a audiência da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que começou a ouvir testemunhas de defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A ação penal investiga uma possível tentativa de golpe atribuída a membros do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Um servidor da PRF ouvido anteriormente apontou que partiu de Djairlon a ordem para intensificar a atuação da inteligência da PRF nas abordagens a ônibus e vans no período eleitoral. Ainda segundo relatos, a chefia da corporação teria orientado que a PRF “tomasse um lado”, sob determinação do então diretor-geral.
Fonte: Da Redação
