Projeto para seleção de gestores escolares em Campina Grande, tendo como referência case de sucesso em Sobral-CE, promete revolucionar ensino básico

Publicado em 10 de setembro de 2023

O prefeito Bruno Cunha Lima encaminhou para a Câmara Municipal de Campina Grande, na manhã desta quarta-feira, 13, o projeto de lei que torna o processo de escolha dos Gestores Educacionais mais democrático e abrangente, através de um processo seletivo.

A proposta é para que, a partir do próximo ano, a seleção desses Gestores Educacionais ocorra por meio de um processo seletivo baseado em critérios técnicos e mérito de desempenho.

O projeto de lei tem por finalidade adequar esse processo de escolha dos Gestores às exigências da lei do Novo Fundeb, como explica o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto.

– “Há uma necessidade de Campina se adequar a regulamentação do Novo Fundeb, que passou a exigir dos municípios que adequasse a sua forma de escolha dos Gestores, adotando o processo seletivo, onde se prioriza a capacidade técnica, a desenvoltura em equipe desses profissionais, e é isso que Campina Grande está buscando se adequar, até para que não perca recursos”, pontuou.

Com essa mudança, a prefeitura de Campina Grande prevê avanços na educação da cidade, tendo em vista que a proposta tem como base case de sucesso na educação brasileira, que é a cidade de Sobral, no Ceará.

– “Foi, justamente, no modelo de Sobral que a prefeitura de Campina Grande se inspirou. A legislação é muito parecida, com apenas alguns aprimoramentos como, por exemplo, reconhecendo que o profissional da educação que já é da rede municipal de Campina Grande, precisa ter essa experiência reconhecida, e ele vai ter uma pontuação de 5% em relação aos concorrentes que vêm de fora da rede”, explicou.

Atualmente, só podem concorrer as vagas de Gestores Educativos os profissionais efetivos da rede municipal.

Com a aprovação do projeto de lei, o processo se torna mais democrático, abrangendo profissionais da educação de todo o Brasil e ampliando as possibilidades das vagas serem ocupadas pelos melhores profissionais.

A EXPERTISE DE SOBRAL 

Sobral, no interior do Ceará, ocupa a primeira posição no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos anos iniciais do ensino fundamental entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

A cidade é destaque de uma série de reportagens que a CNN está exibindo sobre o ensino que dá certo no Brasil. A organização Todos Pela Educação foi até lá para entender como o município conseguiu enfrentar as dificuldades da pandemia e alcançar bons resultados.

Mas nem sempre a educação na cidade foi bem avaliada, como agora. Há 20 anos, o contexto era completamente diferente. Foram anos de trabalho. Um elemento fundamental nesse conjunto de ações foi a gestão escolar.

– “A gente acaba desencadeando uma série de ações e uma delas que eu considero importantíssima é a seleção meritocrática de gestores escolares”, diz Amaury Gomes, diretor da Escola de Formação Permanente.

Ele acompanha diariamente o processo de seleção desses gestores. Quando alguém tem interesse em se tornar um diretor ou coordenador escolar, é preciso primeiro passar por um processo de pelo menos seis meses para ficar à disposição da secretaria.

Cléber Rodrigues, diretor, passou por todo esse processo de seleção, mas continua sendo acompanhado em seu dia a dia pela superintendência pedagógica.

Casos como o dele são regra em Sobral. O fortalecimento da gestão e da liderança escolar não ocorre a partir de uma prática ou política educacional isolada, mas, sim, da articulação de estratégias. E quem sente diretamente o impacto dessa gestão é o professor, o que interfere na qualidade da educação.

https://youtu.be/A8uY529kLX8

Fonte: Da Redação com CODECOM