Falta de banho no BBB21 viraliza nas redes sociais e especialista destaca a importância da higiene diária

20/03/2021

A frequência de banho dos participantes da 21ª edição do Big Brother Brasil (BBB) viralizou nas redes sociais e vem dando o que falar. Uma brincadeira na internet mostrou que a influencer Viih Tube e o músico e ator Fiuk seriam supostamente os brothers que menos têm tomado banho. A própria Viih revelou que estava há três dias sem banho e em uma outra ocasião disse que fazia uma semana que não lavava o cabelo.
 
Além de memes, críticas e uma série de matérias, os hábitos de higiene dos participantes do reality show motivou um questionamento: a quantidade de banhos influencia na saúde? A dermatologista do Sistema Hapvida em João Pessoa, Marcela Vidal, explica que a pessoa que toma pelo menos um banho por dia tem menos chance de desenvolver infecção e destaca que, quem não tem esse hábito, está mais sujeito a infecções bacterianas e fúngicas da pele pelo acúmulo de oleosidade.
 
A especialista afirma que o acesso de banho utilizando sabonetes em todos eles, também não é recomendado. “A única recomendação é que se a pessoa toma vários banhos ao dia o interessante é não usar sabonete em todos eles. Principalmente se a pessoa tiver uma pele mais alérgica ou ressecada porque isso pode tirar a proteção de gordura da pele, favorecendo ao surgimento de dermatites”, esclarece.
 
Com relação à temperatura do banho, a dermatologista orienta que esta precisa estar adequada à temperatura ambiente. “Não deve ser gelado, nem quente demais, isso porque tem algumas pessoas que têm reações alérgicas quando tomam banho em extremos de temperatura”, justifica.
 
Hidratante e Sabonete – O momento ideal para o uso do hidratante corporal é imediatamente após o banho, estando a pele ainda um pouco úmida porque é quando os poros estão um pouco mais abertos e é quando o hidratante será absorvido melhor. Marcela Vidal explica ainda que mesmo que o indivíduo perca um pouco da proteção de gordura o hidratante vai conseguir repor melhor essa perda imediatamente após o banho.
 
Outra coisa que a especialista considera importante para o momento do banho é o tipo de sabonete que se usa. “As pessoas com pele mais sensível devem evitar sabonetes com propriedades antibacterianas ou antiséptica porque estes ressecam mais a pele, além de alterar a flora natural da pele sujeitando-a ao aparecimento de dermatites. Quanto mais neutro o sabonete for melhor, ou até mesmo o sabonete infantil são ideais para o banho”, finaliza.

Fonte: Assessoria




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias

Mais Lidas