Alunos da Faculdade SENAI da Paraíba têm artigo selecionado para Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

01/10/2021

Alunos do curso de pós-graduação em Automação Industrial e Controle de Processos Industriais da Faculdade SENAI da Paraíba escreveram, como Trabalho de Conclusão de Curso, um artigo científico sobre a criação de um sistema automatizado para abastecimento de água. A pesquisa foi aprovada no 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental que é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O artigo “Arquitetura de Automação de Baixo Custo para sistemas de Abastecimento de Água: Um experimento em uma empresa de Saneamento” foi elaborado pelos alunos Altamar Alencar Cardoso, Petrônio Ferreira de Melo e Thamires Gabriele Martins Camboim, sob a supervisão do professor Dr. Leonardo Alves.

“Foi uma experiência muito gratificante, pois foi possível cristalizar no artigo científico, o resultado do trabalho conjunto da aprendizagem do curso de automação e da sua aplicação na prática na empresa de saneamento onde trabalho”, comentou Altamar Alencar.

Esperamos contribuir para a discussão de soluções de automação de baixo custo para o saneamento. Bem como conhecer mais sobre diversas tendências tecnológicas do setor de saneamento para automação, já que o Congresso da ABES é o principal evento nacional para profissionais e acadêmicos que atuam no setor de saneamento.

Certamente, teremos a oportunidade de conhecer várias tecnologias e pesquisas que irão expandir nossos horizontes de possibilidades de aplicação de automação para o saneamento, disse o estudante.

Já Thamires afirma que desenvolver o artigo científico foi uma experiência única.

“Escrever um artigo é sempre uma boa oportunidade de aprendizado, e ainda mais sobre este tema, que para mim foi algo novo, e proporcionou muito aprendizado na área, sem falar na experiência dos meus colegas e do nosso orientador. Não irei participar do congresso, mas fico muito feliz que nosso artigo tenha sido aprovado, e estarei muito bem representada pelos colegas Altamaar e Petrônio que são muito inteligentes e competentes”, afirmou, Thamires Gabriele.

O professor Dr. Leonardo explicou que a aprovação do artigo no Congresso demonstra a possibilidade de aliar o conhecimento acadêmico com as demandas da indústria para propor soluções para o setor produtivo.

“Diante do perfil do SENAI que é voltado à atender a indústria, o trabalho proposto no artigo mostra que é possível, sim, alinhar a indústria e a academia na busca de solução de problemas. O Congresso da ABES -Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – está entre os mais importantes eventos de saneamento e meio ambiente do Brasil e, dentre vários objetivos, busca vencer desafios relacionados ao saneamento para prover saúde e bem-estar para a população”, justificou o professor Dr. Leonardo Alves.

A publicação é resultante do trabalho de conclusão dos alunos, e traz em sua essência inovações para o sistema de execução de abastecimento de água.

“De modo geral, o trabalho proposto no artigo é um sistema de controle e monitoramento de baixo custo que pode ser utilizado em sistemas de abastecimento de água, atualmente em execução na CAGEPA. O sistema proposto quebra paradigmas existentes na indústria, e avança em campos antes dominados por tecnologias tradicionais através de uma solução eficiente e acessível ao reduzir consideravelmente os custos para a empresa”, explicou o docente.

Esse ano o congresso tem como tema "Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”. A programação completa pode ser acessada no site: http://abes-dn.org.br/abeseventos/31cbesa/

Entre os dias 17 e 20 de outubro, os alunos da Faculdade SENAI da Paraíba irão realizar apresentação oral do artigo científico, para o público presencial do evento, que ocorrerá na cidade de Curitiba, no Paraná.

Fonte: Assessoria




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias