Premiado cartunista paraibano integra júri de seleção do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

31/08/2020

O cartunista Fred Ozanan é o primeiro paraibano na história a integrar o corpo de jurados do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, São Paulo, considerado um dos mais importantes eventos do mundo no universo das artes gráficas, valioso espaço para a comunicação crítica, cumprindo a sua missão de revelar talentos e consagrar profissionais e obras memoráveis.

Ativo participante do salão desde 1985, Fred Ozanan está entre os convidados do Centro Nacional de Documentação de Humor de Piracicaba para integrar o Juri de Seleção do evento em 2020, na categoria “Saúde” ao lado dos profissionais do traço Zé Roberto Graúna, J.Bosco, Maria Luziano, Helen Sacconi, Edu Grosso e Lucas Longo, grupo que avaliou mais de 600 obras, de cartunistas de mais 63 países, selecionando 50 para a mostra competitiva internacional que classificou no total,  250 trabalhos, de 172 artistas de 32 países.

Participante do salão desde o ano de 1985 quando ainda estava em início de carreira, Fred Ozanan foi várias vezes premiado em Piracicaba, sendo artista convidado para mostras  paralelas temáticas em cinco oportunidades e o mais inusitado é que a sua exposição “Brasil e os Outros 500”, em 2014, foi considerada a exposição mais importante da I Bienal Internacional da Caricatura, agraciando o Salão de Piracicaba com o “Diploma da Ordem do Mérito Cultural da I Bienal Internacional da Caricatura Brasil”.

Na categoria “Saúde” Fred Ozanan conseguiu o primeiro lugar nos anos 2000 e 2017, além de se classificar em todas as versões do salão desde 1990, alternando em variadas categorias como charge, cartum, caricatura, temática e internet.

Fred Ozanan pode ser considerado recordista de presença no evento vez que desde 1997 percorre 2.687 quilômetros, distância que separa Campina Grande e Piracicaba, para estar pessoalmente no salão, se transformando em referência na própria história do evento, além de ser um celebrado cartunista pelo fino traço carregado de irreverência e bom humor, sempre amparado pela esfera criativa e inovadora comuns aos grandes artistas.

O cartunista Fred Ozanan teve a sua carreira interrompida em consequencia de um trabalho negligente da companhia elétrica ENERGISA em seu escritório, que destruiu quase que completamente o seu acervo de desenhos, livros, fotos e documentos importantes referentes ao humor gráfico brasileiro nas últimas décadas.

O 47º.Salão Internacional de Humor de Piracicaba será realizado de amanhã (29 de Agosto) a terça fera (01 de Novembro de 2020), no Engenho Central, na cidade de Piracicaba, São Paulo.

Fonte: Da Redação




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias