A emoção de Marcondes Gadelha ao ver as águas do São Francisco desembocarem no alto Sertão da Paraíba: "Um rude e sofrido diálogo da espera com a esperança"

04/11/2021

O ex-deputado federal e ex-senador da República Marcondes Gadelha (PSC) foi protagonista neste dia 30, em São José de Piranhas, de um momento de grande emoção ao discursar para seleto grupo de amigos e autoridades em ato de celebração da chegada das águas no Eixo Norte das obras de transposição do São Francisco.

Gadelha defende o projeto e acompanha o trâmite há quase 40 anos e ao ver as águas correndo com destino ao açude de Engenheiro Ávidos, Boqueirão de Piranhas, enalteceu a importância da obra para a região de modo muito especial.

- ‘’Não posso esconder minha emoção em ver essas águas correndo para desembocarem depois na barragem Engenheiro Ávidos encerrando um rude e sofrido diálogo da espera com a esperança. Não posso me arvorar de ser patrono ou protagonista dessa obra, esta é uma realização a muitas mãos. Só chefes de Estados foram seis envolvidos neste projeto, depois na escala intermediária centenas de técnicos, publicistas, acadêmicos e parlamentares espalhados pelo país, até chegarmos à prata de casa. Eu lembro o padre Djacy Brasileiro fincando uma cruz de latas em plena Praça dos Três Poderes, simbolizando milhões de ‘cristos’ chamados Zé, João e Antônio que carregaram latas como cruzes de um calvário cotidiano’’, disse quase em lágrimas.

A comitiva formada por parlamentares, prefeitos, representantes de sindicatos, igrejas, associações civis e pessoas da comunidade esteve na Barragem de Morros para celebrar a chegada das águas ‘Velho Chico’, um sonho há décadas pela população.

As obras de transposição do Rio São Francisco, que têm como principal objetivo melhorar a situação hídrica do Nordeste, começaram no governo Lula e deram prosseguimento nos governos Dilma, até a conclusão no governo Bolsonaro.

Estiveram presentes na visita os deputados federais Frei Anastácio e Wilson Santiago; Padre Djacy Brasileiro; o ex-deputado federal Marcondes Gadelha; o ex-deputado estadual Renato Gadelha; o vice-presidente da OAB da Paraíba, João de Deus Quirino Filho, o deputado estadual do Rio Grande do Norte, Chico do PT; o prefeito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino, o ex-prefeito Airton Pires, entre outras lideranças.

Fonte: Da Redação com "Diário do Sertão"




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*


Outras Notícias