
Filha de Adriano, Allana Galdino registra candidatura e deve ser primeira mulher a integrar colegiado do TCE-PB
Publicado em 14 de março de 2025Advogada e médica, Allana Galdino, filha do deputado presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, foi indicada na noite desta sexta-feira (14) como candidata ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ela chega à disputa com o apoio de quase 30 deputados e caminha para ser a primeira mulher da história a compor a Corte.
Os deputados Chico Mendes (PSB) e Júnior Araújo (PSB) não conseguiram assinar a lista oficial, mas manifestaram apoio a Allana. Devido ao parentesco, Adriano foi orientado a não assinar a lista de apoio. Walber Virgolino (PL) e Hervazio Bezerra (PSB) não subscreverem o requerimento. Para estar na disputa, qualquer nome precisava que 12 parlamentares assinassem o registro de candidatura.
O nome de Allana será levado a conselheiros do Tribunal de Contas. O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) foi sondado, mas não demonstrou interesse.
A vaga a ser ocupada é do conselheiro aposentado Arthur Cunha Lima. Antes mesmo dele deixar o Tribunal, deputados da atual legislatura articulavam para conseguir a indicação. Taciano Diniz (União), Jutahy Menezes (Republicanos) e Tião Gomes (PSB), porém, desistiram.
Ao abdicar da disputa, Tião chegou a afirmar que “pessoas de cima” agiram para impedir a viabilidade de seu nome. Por fora, a contadora Clair Leitão também ensaiou entrar na corrida pela vaga no TCE. Ela, porém, não chegou ao número de assinaturas necessárias sequer para registrar a candidatura.
PRÓXIMOS PASSOS
Com a candidatura de Allana Galdino confirmada, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa deve analisar se ela atende aos requisitos necessários. Em seguida, seu nome vai para aval do Plenário. A votação é secreta e deve acontecer ainda esta semana.
Fonte: Da Redação