De marceneiro a youtuber: ex-aluno do SENAI faz sucesso com história de superação
Publicado em 6 de julho de 2022Com o bordão “Fala, filhão!”, Cláudio Fernando Damasceno já alcançou 4,6 milhões de visualizações em seu canal no YouTube, o Canada Brazil, que conta com mais de 400 vídeos. Por meio da plataforma e da sua conta no Instagram, o brasileiro criou mais uma fonte de renda para sua família e usa sua história para inspirar e ajudar outras pessoas a morar no Canadá.
Como 4,2 milhões de brasileiros que vivem fora do país, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, ele arriscou cruzar a fronteira para buscar melhores condições de vida – e, pelo número de visualizações no canal, você já pode imaginar que deu certo!
De soldador a desenhista mecânico, motorista de aplicativo, empreendedor e marceneiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) teve um papel fundamental na longa trajetória desse paulista, com sotaque e coração mineiros. Foi inclusive na instituição que ele buscou a formação que seria o ponto de virada na sua vida profissional e pessoal.
Como tudo começou
Nascido em São Bernardo do Campo (SP), mudou-se ainda criança para a região do Vale do Aço, em Minas Gerais, onde cresceu junto às indústrias que foram se desenvolvendo.
Aos 17 anos, ele ingressou no SENAI para fazer o curso de mecânico de manutenção e entrou no mercado de trabalho como soldador. Cláudio conta que a sua conexão com a indústria começou por conta da região em que cresceu.
“A minha geração cresceu muito ligada com as siderúrgicas lá no Vale do Aço, então a minha história com a indústria vem desde muito cedo”, destaca.
De mala e cuia para o Canadá
Ao viajar com a família para o Canadá, ele decidiu dar o pontapé inicial no projeto que mudaria completamente a sua vida.
No Brasil, Cláudio tinha duas lojas de açaí. Entre altos e baixos, uma unidade teve que fechar as portas e, para investir na aprendizagem de uma nova profissão, ele vendeu a segunda loja, comprou um carro e começou a dividir sua rotina entre os estudos do ensino técnico e a vida de motorista de aplicativo.
Antes de investir em uma nova carreira profissional, o paulista estudou o mercado de trabalho do Canadá e fez um levantamento das áreas com maiores demandas de mão de obra no país. Cláudio destaca, ainda, a importância de montar um tripé para mudar de país que, segundo ele, reúne educação, experiência profissional e idioma.
O Canadá é um dos maiores produtores mundiais de madeira. Usa essa matéria-prima nas construções de casas e prédios, além de ter uma ampla procura por móveis planejados. Ao saber disso, o brasileiro viu ali a oportunidade que precisava e, em 2017, iniciou o curso de marceneiro de móveis planejados no SENAI Cedetem em Contagem (MG).
“Eu vim pra cá por meio da marcenaria. Lá no Cedetem, você termina o curso com o trabalho arrumado já. Adquiri experiência profissional e vim para o Canadá por meio de uma oferta de trabalho na minha área. Se não fosse o curso técnico do SENAI, eu não estaria aqui”, explica.
Por conta da pandemia, apenas os serviços essenciais funcionavam no Canadá e a empresa de marcenaria em que trabalhava ficou parada. O brasileiro resolveu fazer um curso de motorista de carreta e trabalha com isso até então.
Hoje, ele mora na província de New Brunswick, na cidade de Moncton, com a esposa, Cláudia, e as duas filhas, Marina e Bruna.
A vida real no YouTube
Cláudio conta que começou o canal para mostrar às pessoas como elas podem ir para o Canadá com uma oferta de trabalho, conseguir residência permanente e morar legalmente no país.
E tem dado super certo! Ele recebe diariamente mensagens de seguidores agradecendo as dicas compartilhadas nos vídeos, postagens e lives.
“Pra você ter ideia, nós temos uma aba ‘job offer’ no instagram. Só lá, nós temos mais de 120 pessoas que esse ano mandaram direct agradecendo as ofertas de emprego postadas. É muito gratificante saber que o nosso trabalho tem conseguido impactar a vida de centenas de pessoas”, relata.
Ele e a esposa expandiram a ideia do canal e criaram a empresa Canada Brazil Connection. “O nosso plano é fazer com que essa empresa consiga prestar mais serviço pra comunidade brasileira que está chegando aqui. Se você quer chegar a algum lugar, você precisa acreditar e se mover. É necessário investimento e dedicação”, conclui.
Fonte: Assessoria