Ricardo mostra potencialidades da Paraíba e discute parcerias com embaixador da República da Coreia



O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta quinta-feira (8), na Granja Santana, a visita do embaixador da República da Coreia, Jeong-Gwan Lee, que esteve acompanhado por uma comitiva de representantes da Embaixada. Durante a reunião, eles conversaram a respeito da situação política e econômica do país, além de tratarem sobre parcerias nas áreas de energia renovável, ciência e tecnologia e outros setores. A presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, também participou do encontro.

Na ocasião, o governador e o embaixador da Coreia trocaram presentes e ressaltaram o desejo mútuo de que parcerias sejam firmadas entre a Paraíba e a Coreia. Ricardo Coutinho aproveitou a ocasião para fazer uma breve explanação das potencialidades do Estado para a comitiva da República da Coreia.
“É um prazer receber o embaixador da Coreia com sua comitiva para conversarmos um pouco sobre a Paraíba e as áreas nas quais poderemos convergir. O turismo local está muito forte e em expansão. Depois que fizemos o Centro de Convenções houve um incremento importante no turismo de negócios e eventos, além disso oferecemos uma boa rede hoteleira e temos o Polo Turístico do Cabo Branco que tem tudo para se desenvolver. Em Lucena, será instalado um Estaleiro de reparos de navios de médio e grande porte que também vai alavancar a economia. Temos também quatro áreas fortes de produção: calçados, têxtil, cimento e a produção de cana-de-açúcar.

E pensamos também em uma convergência na área de ciência e tecnologia. O Governo do Estado está investindo em vários projetos nesta área e temos um Centro de Inovação Tecnológica, em Campina Grande, com capacidade para abrigar parcerias privadas e nos interessa muito um aporte das empresas coreanas na área”, pontuou o governador.
Ele ainda ressaltou que a Paraíba tem grandes potencialidades na área de energia renovável que podem ser exploradas.

“No dia 1º de outubro será inaugurado um Parque Eólico no sertão paraibano, região com grande produção de ventos. Também estamos tentando popularizar o uso da energia solar na agricultura familiar, em condomínios, enfim a natureza é muito generosa com nosso Estado e precisamos aproveitar melhor essas energias renováveis”, disse.

Ricardo Coutinho também destacou que a Paraíba tem uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil e boa distribuição de águas, o que fortalece a perspectiva de desenvolvimento. “Avançamos muito nos últimos anos, em coisas que são fundamentais, como estradas e abastecimento de água. Isso traz crescimento para as regiões e torna o Estado mais atrativo para investimentos”, frisou o governador.

O embaixador Jeong-Gwan Lee lembrou que o Brasil e a Coreia mantêm relações em diversos campos, como político, econômico, social e cultural e a intenção é ampliar as parcerias com a Paraíba. “Temos um bom relacionamento com o Brasil e queremos conhecer mais um pouco das potencialidades da Paraíba. É a nossa primeira visita ao Estado e queremos incrementar as relações em termos de comércio exterior e investimentos. Apesar de ser uma visita rápida, vamos manter os contatos para, em breve, podermos gerar frutos desse diálogo que tivemos com o governador Ricardo Coutinho”, finalizou.

Fonte: Secom-PB




Comentários


Comentar


Sidebar Menu